
Desde a formação profissional até os instrumentos utilizados e a área de atuação, existe uma grande diferença entre podólogo e pedicure.
Então vamos entender as características de cada profissão e descobrir de qual delas se enquadra as necessidades do seu espaço de beleza.
Pedicure:

Com o foco no embelezamento dos pés e unhas, o pedicure atua nas unhas e cutículas, cortando e esmaltando conforme o gosto do cliente, Embora existam tratamentos que o profissional possa realizar como por exemplo para ressecamento, muitas vezes, mesmo eficazes, não obtem resultados tão satisfatórios como de um podólogo.
Quando procurar um pedicure e uma manicure? Quando desejar retirar as cutículas, fazer o corte da unha e esmaltar.
Podólogo:

Sendo um especialista dos pés, para poder exercer a profissão , é necessário ter um curso técnico em podologia, sendo necessário ter o ensino médio completo para se inscrever neste curso para realizar procedimentos delicados para evitar possíveis desconforto e dor ao paciente e aprender a manusear objetos cirúrgicos como um bisturi.
Trabalhando na prevenção de doenças, o podólogo pode receitar compostos fitoterápicos que sejam de venda livre e pomadas que possam melhorar a saúde dos pés. Ele poderá diagnosticar e tratar unha encravada, calos, alterações na pele dos dedos ou coloração das unhas, presença de mau odor, dores nos pés, entre outros.
É muito comum que os podólogos indiquem médicos quando o problema pode precisar de intervenção medicamentosa ou cirúrgica.
Para uma saúde perfeita dos pés , o ideal é a junção dos dois serviços.No podólogo, o retornar deverá ser feito a cada quinze dias ou um mês. Já no pedicure , pode ser retornado semanalmente. Em alguns salões de beleza você encontra os dois tipos de profissionais e até mesmo podólogos que exercem as duas funções: saúde e beleza.