Ferramentas: como higienizar os pincéis de maquiagem

Os pincéis de maquiagem são ferramentas essenciais para o maquiador e podem influenciar o resultado final do trabalho. Afinal, são eles que ajudam a uniformizar o tom da pele e dar o acabamento desejado.

Mas todo o trabalho pode ir por água abaixo se os instrumentos não estiverem bem limpos. Além da necessidade de remover o excesso de pigmentos, a limpeza dos pincéis é importante para evitar que eles sejam contaminados por fungos e bactérias, que podem contaminar a pele da cliente, provocando irritabilidade e até infecções.

Imagem: Freepik

Já existem produtos específicos para a higienização dos pincéis de maquiagem, mas uma solução simples é eficaz e fácil de fazer:

PASSO 1: umedeça os pincéis com água em temperatura ambiente e aplique xampu neutro em suas cerdas.

PASSO 2: friccione as cerdas dos pincéis até que o excesso de maquiagem desapareça. Não é necessário esfregar com força, pois o xampu condiciona as cerdas e remove a sujeira sem muito esforço.

PASSO 3: em seguida, separe aqueles que forem utilizados para aplicação de produtos em pó e enxágue-os com água morna. Os pincéis usados com substâncias cremosas ou líquidas podem ser enxaguados em água fria.

PASSO 4: deixe-os secar naturalmente sobre uma toalha limpa e, de preferência, sob o sol. Use o secador apenas em caso de emergência, pois a textura do pincel pode ficar macia demais e atrapalhar no desempenho de algumas técnicas de maquiagem.

 

Comentar via Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA