Como captar clientes de forma inteligente

0
142

Quando iniciamos um novo negócio, é necessário todo um planejamento seja no espaço físico, no planejamento estratégico ou até mesmo na captação de clientes no mercado. Mesmo que seja tudo organizado de forma eficaz, a captação de clientes é um grande obstáculo que muitos empreendedores enfrentam.

Partindo dessa ideia, você precisa primeiramente entender o seu ramo e o público que você quer atingir. 

Sendo assim, trouxemos 8 dicas para você aprender como conseguir clientes aumentar o lucro da sua empresa.

  1. Identifique sua clientela

Para identificar qual o seu cliente ideal é mais fácil saber que tipo de consumidor procurar: Sem isso, você ficará perdido e não saberá por onde procurar. Portanto, esse deve ser o seu passo inicial antes de colocar em prática qualquer outra ação para captar clientes.

Entenda o que é uma persona?
Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de perfis dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar uma marca, produto ou serviço de modo similar. Personas são uma ferramenta ou método de segmentação de mercado. 

Se você já possui a sua gama de clientes e quer aumentar ainda mais, é essencial que você veja as avaliações do seu espaço. Entenda o  que faz com que os seus clientes fiquem satisfeitos, verifique  as sugestões e/ou reclamações que possam vir a apresentar. E com base nisso, faça os ajustes necessários para atender as necessidades do seu público .

2. Entenda onde seu cliente está

Depois de determinar seu cliente ideal, identifique quais os locais que você provavelmente os encontre, tanto nas mídias digitais quanto nos ambientes físicos . A partir disso, crie ações de comunicação para atingi-los, e assim influenciar em sua decisão de compra . 

3. Construa boas parcerias

Você já pensou em criar parcerias com os comércios próximo ao seu espaço? Juntar-se a empresas que oferecem serviços complementares fará com que você crie  cada vez mais canais de captação de clientes. Procure por empresas que tenha público similar à seu cliente ideal (persona), isso ajudará a captar clientes mais facilmente. 

Faça com que seu cliente seja seu parceiro , quanto mais forte  for seu  relacionamento com seu cliente, maior será a probabilidade deles contarem a seus amigos sobre você,e mais provável que eles sempre voltem.

4. Inove suas estratégias

Se você está estagnado com suas estratégias, e com dificuldades para captar clientes. Então é a hora de Inovar e elaborar ações capazes de atrair a atenção do seu público e conquistar sua confiança. . 

Para isso, a grande dica é ir contra a corrente e desafiar as expectativas. Busque por estratégias de impacto, ofereça e entregue sempre mais do que ele espera receber e sempre supere suas expectativas. 

5. Compartilhe sua experiência!

Se você tem muita experiência em seu campo de atuação, compartilhe. Seja através de palestras, workshops ou até mesmo em pequenas reuniões. Faça  isso e estimule a presença de pessoas com o perfil de seus clientes ideais.

6. Estimule ações do público

Além de diversas estratégias de marketing que devem adotadas, é essencial a interação com o seu cliente ideal  na hora da captação de novos clientes. Essa é uma estratégia simples e uma boa tática para aumentar seu engajamento porque através dele, você poderá adotar outras ações, como o envios de boletins semanais ou o uso das hashtags, que ajudará a divulgar ainda mais seu espaço através dos canais digitais.

7. Ofereça amostras e demonstrações  gratuitas

Você já pensou em oferecer demonstrações de produtos  ou serviços gratuitos para novos e potenciais clientes? Essa tática é uma maneira de comercializar seus produtos e automaticamente receber  feedbacks, permitindo o acesso à críticas construtivas e depoimentos.

Você pode oferecer um “diagnóstico de beleza” com o auxílio de uma cabeleireira e/ou esteticista e até oferecer amostras de procedimentos. . Assim aumentando bastante as chances da contratação do serviço pelo cliente.

8. Faça o acompanhamento – Garanta que você está no caminho certo.

Faça o acompanhamento de todas as ações tomadas,  defina tarefas nas quais  você possa mensurar se estão atingindo os objetivos e atendendo todas as necessidades. 

Com isso você garantirá se as ações tomadas estão lhe direcionando para o caminho certo e identificar possíveis oportunidades a surgirem no meio do processo e que poderão ajudar a atingir seus objetivos.

Comentar via Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA