Maquiador profissional – Onde trabalhar?

Com o mercado cada vez mais competitivo o mundo dos maquiadores profissionais exige cada vez mais conhecimento, experiência e habilidades, além de constantes investimentos em estudos e qualificação.

Hoje não há formação mínima ou específica exigida para atuar como maquiador. Porém existem diversos cursos que ajudam a se capacitar: cursos profissionalizantes ou de atualização, workshops com profissionais de referência, feiras e congressos de beleza que com certeza irão contribuir para uma atuação cada vez mais profissional.

Há várias especialidades na atuação como maquiador profissional que você poderá se especializar e buscar por oportunidades de trabalho. 

  • Maquiador autônomo —  Podendo atuar em sua própria casa, montando um pequeno espaço destinado à maquiagem ou montando uma maleta com todos os seus produtos e ferramentas de maquiagem para atendimento em domicílio, atendendo demanda de festas e eventos.
  • Maquiador de casamentos — Considerada uma das atuações mais lucrativa, você pode trabalhar atuando em salões de beleza, em casa, em seu próprio atelier de maquiagem ou diretamente no local do evento. Podendo atuar com pacotes para atendimento de noivas e madrinhas, atendendo convidados no local do evento, retocando a maquiagem borrada com as lágrimas das emoções. 
  • Cinema, teatro –  A atuação com maquiagem artística é um caminho que pode ser muito promissor nessas áreas, porém exige especialização e conhecimento de técnicas específicas. Ainda sim, artística ou básica, a maquiagem é um fator extremamente importante para as áreas em questão sendo fundamental na composição e caracterização dos personagens. 
  • Desfiles de moda – Os desfiles de moda são importantes para que profissional desta área mostre todo seu trabalho. A maquiagem nesse caso acaba compondo toda a apresentação que uma marca ou estilista deseja mostrar. É importante que a beleza da modelo não sobressaia a beleza roupas ou acessórios que serão apresentados. Por isso, o maquiador se faz importante, criando um padrão de maquiagem de maneira a destacar os produtos apresentados.
  • Espaços de beleza e estética – Geralmente as pessoas que procuram um profissional de maquiagem vão a espaços de beleza, muitas vezes buscando consumir, além da maquiagem, outros serviços como manicure e cabeleireiro ou procedimentos de cuidados com a pele. Optando por estes espaços por concentrar muitos serviços e procedimentos em um único lugar.
  • Fotografia e TV – Seja na novela, no jornalismo, em programas diversos ou em ensaios fotográficos, a maquiagem é de extrema importância. Um dos fatores que exigem os serviços de um maquiador são as luzes do estúdio, que fazem a pele brilhar e muitas vezes transpirar, não deixando uma aparência agradável em frente às câmeras. Além da necessidade de corrigir imperfeições, retirar ou reduzir olheiras, entre muitas outras situações que podem surgir na hora da gravação ou fotografia.
  • Consultor de beleza – Atuação na consultoria de imagem pessoal, dar dicas em blog ou ter um canal profissional no YouTube, fazer parcerias com hotéis, clínicas e pousadas, atuar na representação e desenvolvimento de produtos são mais alguns dos caminhos que o maquiador pode trilhar.

 Use a criatividade e desbrave o mercado de trabalho atuando com suas habilidades de maquiador. Mas lembre-se é importante para o profissional estar sempre se reinventando, inovando e aprendendo técnicas variadas, o que poderá  ser um diferencial  no mercado de trabalho.

Comentar via Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA