Estratégias que podem ser adotadas no período de quarentena.

0
121

Com a crise que o mundo enfrenta diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus, diversos empreendedores de todos os ramos de atividades tiveram a necessidade de investir em serviços de delivery, vendas online ou optar por vendas antecipadas para minimizar o prejuízo em seu comércio, uma vez que o estabelecimento está fechado, devido a quarentena, de acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde e com mandatos designados pelo governo de diversos estados no país.

As micro e pequenas empresas são as que mais estão sofrendo com essas mudanças. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), elas respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado no Brasil. 

Como resposta a toda essa situação, empresas do setor de beleza e estética se adaptaram à realidade e apostam em estratégias para tentar amenizar prejuízos, evitar demissões e tentar ao máximo evitar a falência, ocasionando o fechamento do estabelecimento. 

Como permanecer ativo

Uma solução que vem sendo adotada por muitas empresas é a criação de cupons de descontos ou venda de vouchers para serviços futuros. 

Os vouchers foram adotados como maneiras do salão vender seus serviços antecipados e manter uma agenda ativa assim que acabar a quarentena e o funcionamento voltar a normalidade. Venda de pacotes com descontos, combos de serviços são algumas alternativas. Isso ajudará a empresa a continuar obtendo renda e manter  seu negócio ativo. 

Alternativas para o caso da quarentena durar além do esperado

Além dos cupons e vouchers, você poderá oferecer serviços de consultoria e cursos online. 

Consultoria virtual: a ideia é manter o contato com os clientes, oferencendo dicas e tirando suas dúvidas em procedimentos que elas possam realizar em casa. Tais como: cuidados com os cabelos, com a pele ou com a unhas. Isso fará com que sempre se lembrem do seu atendimento e do seu espaço de beleza. 

Cursos online: Você pode fornecer à suas clientes cursos com dicas importantes para que ela possa se cuidar em casa, até que a situação volte a normalidade e os clientes possam retornar a frequentar o seu estabelecimento. Você pode oferecer cursos de: 

  • Como manter as unhas bonitas em casa;
  • Como fazer Auto maquiagem;
  • Como fazer hidratação capilar em casa;

Estes são apenas alguns exemplos de cursos que podem ser comercializados por um valor simbólico, e também ajudará você a continuar obtendo renda durante a quarentena. 

Use os canais digitais para manter o contato com suas clientes

Se antes o uso das redes sociais, serviços de mensagem como WhatsApp ou Telegram, como forma de divulgação já era um ponto forte para as empresas, hoje é um item mais que essencial. E em tempos de quarentena é praticamente um dos únicos pontos de contato com os clientes, uma vez que todos estão isolados.

Use essas ferramentas inclusive para a propagação e divulgação das dicas citadas acima. Aproveite essa deixa e dedique seu horário de expediente para o engajamento da sua rede, mantendo sempre contato com os clientes.

Boa sorte e bons negócios!

Comentar via Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA