Massagem: uma aliada para combater o estresse

0
2477
Conheça um pouco da técnica havaiana Lomi Lomi, que devolve a energia perdida no dia a dia. Equilibra corpo, mente e espírito – além de relaxar.
 Por Márcia Moreno
Massagem Lomi Lomi

A massagem é uma das mais antigas práticas terapêuticas e as diferentes técnicas estão ganhando espaço no mercado da estética e bem-estar. A vida agitada das grandes cidades traz tensão e estresse para as pessoas. A massagem deveria ser um hábito na vida das pessoas – por proporcionar conforto, conhecimento corporal, diminuir ansiedade e tensões acumuladas. E justamente, por ter estas qualidades, que muitas pessoas têm buscado massagens “diferentes”. Acredito que as esteticistas que gostam de tratamento corporal e de técnica manual, devem investir em cursos que propiciem novos conhecimentos nesta área. Quando eu fui para Fiuggi, na Itália, com outras alunas da Anhembi Morumbi, para um curso de técnicas de SPA, me apaixonei pela Lomi Lomi – uma massagem havaiana. Quando voltei ao Brasil, procurei outros cursos da mesma massagem para me aprofundar mais e li muito a respeito. Fiz um curso da Ala Szerman, que é da técnica Kahuna, a Lomi Lomi pura e mais aplicada no Havaí e em outros países. Com as duas técnicas que aprendi em curso, desenvolvi a minha massagem Lomi Lomi, que tem muito de cada uma. Acabei fazendo uma iniciação científica da massagem, com 22 voluntárias mulheres, de 35 a 50 anos, com vidas estressadas. E a resposta que tive na pesquisa foi muito interessante. Eu observei os aspectos fisiológicos ligados ao estresse e bem-estar, como frequência cardíaca, respiração, pressão arterial, se a voluntária dormia ou não durante a massagem e dados psicológicos de ansiedade. Tudo era feito antes e após a massagem. E eu consegui obter um resultado bem satisfatório: 68% das voluntárias tiveram uma redução alta da ansiedade. Isto comprova o que eu acredito: massagem ajuda e muito a aplacar as tensões do dia a dia.

Lomi Lomi

A técnica havaiana nasceu  como uma massagem de cura para os sacerdotes do país. Era utilizada para equilibrar corpo, mente e espírito. A visão deles se baseava em paz, amor e harmonia entre os seres vivos e a natureza – por isso muitas manobras da Lomi Lomi imitam ondas do mar, vento e “puxam” a energia do céu para quem recebe. A massagem também ajuda a soltar articulações. Mas além disso, a massagem proporciona uma auto-descoberta. Uma forma de se conhecer, assim como a meditação. Ela devolve a energia para as pessoas na rotina. A Lomi Lomi deve ser acompanhada de ritmos étnicos, por isto necessário uma música havaiana que também remeta a dança tradicional: o hula.

Benefícios:

A massagem age no corpo proporcionando benefícios ao sistema linfático, circulatório, respiratório, digestivo e muscular. Uma atenção especial é dada às articulações. No nível intelectual e espiritual, a Lomi Lomi garante relaxamento, agindo no sistema nervoso, combatendo a depressão, o estresse e alguns traumas.

Contra-indicações:

infecções, febre alta, problemas renais, hemorragias, gravidez, traumas, artrite, osteosporose avançada, problemas reumatóides graves.

DEIXE UMA RESPOSTA