O que é a autoclave e como funciona?

0
776
Denatal assistant using Sterilization systems. Preparation instruments for cleaning.

A autoclave é um aparelho que tem sua funcionalidade pela capacidade de esterilização de materiais e utensílios diversos. Ela pode ser utilizada onde se faz necessária a total segurança em termos de qualidade sanitária, seja em ambientes hospitalares ou até mesmo no salão de beleza.

O processo de esterilização consiste em que depois que o material for previamente lavado e embalado, deve-se manter o material contaminado a uma temperatura elevada, por meio do contato com vapor de água sob pressão. Esse processo durará um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos, ou seja, ele irá fazer com que esses agentes que são organismos capazes de produzir doenças infecciosas aos seus hospedeiros sejam eliminados.  A pressão proporciona ao vapor uma temperatura mais alta que a convencional ao nível do mar que é de 100o C. De acordo com a pressão oferecida a temperatura varia. Ou seja, para que esse processo surja um efeito adequado aos seus utensílios de trabalho, ele deverá ter contato com o vapor na temperatura certa pelo tempo adequado. 

Além dos utensílios, a manutenção e limpeza interna da autoclave é essencial! 

Mesmo que seja um processo muito simples e essencial, ele acaba sendo muitas vezes deixado de lado. Trouxemos para você algumas dicas básicas para que você coloque na sua rotina do seu salão essa prática super necessária, mas lembre-se que para estas atividades, não esqueça de sempre utilizar uma luva especial para limpeza, uma vez que elas permitam maior proteção às mãos! 

  • Inicialmente, comece a limpeza pela parte interna, mantendo as bandejas e a câmara da autoclave sempre limpas usando uma esponja macia, detergente neutro biodegradável e água destilada.
  • Na parte externa da autoclave, a limpeza é feita de forma rápida e eficiente, com água, uma esponja macia e um detergente neutro. 

DEIXE UMA RESPOSTA