Como anda a gestão do seu salão?

0
682
Hairdresser taking a break

Na hora de abrir um salão de beleza, muitos empreendedores focam na infra-estrutura e nas habilidades técnicas necessárias para a prestação do serviço porém um dos pontos mais importantes neste momento é pensar em como será a gestão do seu espaço de beleza. 

A gestão é fundamental para a colocar o estabelecimento em funcionamento. Planejamento estratégico, controle financeiro, controle de estoque, gestão de equipe e atendimento são alguns dos pontos que merecem extrema atenção. 

Trouxemos aqui algumas dicas para que você melhore ou inicie a gestão do seu estabelecimento.


1- Planeje-se

Como tudo na vida, o essencial é sempre planejar para prever possíveis falhas e organizar a atuação  desde a estrutura do salão, posicionamento da equipe no espaço, horário de funcionamento e claro todo o fluxo financeiro do investimento inicial ao custo de operação.

 Uma gestão amadora pode prejudicar o negócio a ponto de levá-lo a falência.

Confira pontos importantes a serem considerados no seu planejamento:

  • Levantamento da estrutura necessária (Espaço, equipamentos e materiais);
  • Levantamento de equipe necessária para iniciar a operação;
  • Cuidados com a regulamentação do setor;
  • Capital de giro;
  • Levantamento do investimento inicial;
  • Análise da concorrência;

2- Seja organizado

Organize as finanças e mantenha o controle financeiro! Saiba que para obter lucro, deve-se ganhar mais do que se gasta. Portanto faça uma análise financeira e compare os ganhos com os gastos, se os gastos forem maiores que os ganhos faça um pente fino e procure formas de reverter este cenário quanto antes. Faça cortes de custos desnecessários, negocie preços, reduza custos fixos.

Organize a agenda. Erros e atrasos na agenda de atendimento podem ocasionar desperdício de tempo e dinheiro além de aborrecer os clientes. Então, o controle da agenda de atendimento deve ser extremamente organizado.  Uma dica é apostar na substituição do papel e caneta por um sistema de agendamento.

Existem diversas ferramentas e aplicativos que te ajudarão a realizar toda a gestão do seu espaço, facilitando e otimizando o controle administrativo e financeiro do seu salão.

3- Divulgue!

Para conquistar uma boa carteira de clientes, é essencial a divulgação do seu estabelecimento, seja no boca a boca, nas redes sociais ou através de outros meios. 

Use as redes sociais ao seu favor.

Use o Instagram e o Facebook para divulgar os serviços que seu salão oferece, divulgar promoções, mostrar os resultados dos serviços assim criando um portfólio público e aberto nas redes sociais. Isso fará com que consiga mais visibilidade para seu espaço atraindo mais clientes.

4- Atenda o cliente com excelência

Além da estrutura qualificada e organizada, a diversificação dos serviços ofertados e divulgação devidamente estruturada. Um bom atendimento ao cliente é mais que essencial. Faça com que seu cliente se sinta exclusivo, ofereça a ele o melhor atendimento, cordial e assertivo faça dele a pessoa mais importante naquele momento. 

Para isso é preciso treinar a equipe e manter o atendimento alinhado para que todas as pessoas sejam atendidas com simpatia e profissionalismo. Isso irá  construir a imagem da empresa e incentivará a fidelização e aumentará a credibilidade com o bom e velho boca a boca.

Atente-se às dicas apresentadas aqui adote o que for necessário para a sua realidade e inicie a sua trajetória para o sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA