A Podologia é uma palavra que se origina do grego, trata-se da ciência que cuida dos pés. E o profissional que estuda a Podologia é o Podólogo.
O profissional de podologia estuda a anatomia, fisiologia, e as doenças que acometem os pés e aplicação do tratamento adequado.
As doenças relacionadas aos pés, como onicomicoses (micoses nas unhas), frieiras, calosidades, unhas encravadas, verruga plantar (olho de peixe), órtese para correção de unhas são conhecidas e estudas pelo Podólogo.
O profissional aprende a tratar ainda de casos específicos, como os pés de pessoas diabéticas, que precisam ser bem cuidados, evitando-se ferimentos nessa região.
O SENAC oferece o curso de Podologia, cujo objetivo é “habilitar o aluno para identificar as disfunções que acometem os pés, selecionar e executar procedimentos podológicos para diferentes patologias, incluindo avaliação de alterações e deformidades podais, aplicar técnicas básicas de reflexologia podal e gerenciar seu próprio negócio. ”
O Podólogo atua como profissional da saúde, tendo conhecimentos científicos suficientes para aplicar os tratamentos adequados à saúde e bem-estar dos pés, e essa profissão tem sido cada vez mais valorizada, porque os cuidados com os pés são realizados de forma responsável e eficaz.
O Podólogo aprende a reconhecer os indicadores de distúrbios de articulação, vasculares e neurológicos, renais, para prestar os cuidados específicos aos pés em risco; ele aprende a reconhecer indicadores de distúrbios articulares, vasculares, neurológicos, renais, metabólicos e cutâneos, sempre dentro dos limites de atuação do profissional da Podologia, para o atendimento à população.
O mercado de trabalho do Podólogo está crescendo, tendo em vista que o cuidado com os pés vem sendo uma grande preocupação da população, e por isso, profissionais capacitados são cada vez mais valorizados.
Em recentes estudos, ficou demonstrado que boa parte da população tem problemas com os pés, e não reconhecem, por falta de conhecimento. Isso se complica no o dia a dia, com o uso de calçados inadequados, e a falta de orientação.
As consequências são o agravamento de patologias podológicas, como micoses de unha, olho de peixe, que podem ser resolvidas, ou mesmo evitadas, com a devida intervenção e orientação de um Podólogo. Portanto, se você está interessado em cuidar bem dos seus pés, procure um Podólogo devidamente habilitado.
Ele está preparado para isso.